08 abril 2012

E o shampoo de camomila? Clareia? Resseca?



Essas são duas perguntas básicas que todo mundo me faz quando digo que uso shampoo de camomila. E depois de alguns (vários) anos de experiência com o produto, acho que sou capaz de esclarecer alguns pontos.

Em primeiro lugar, o shampoo com extrato de camomila, assim como o chá da erva, não é capaz descolorir o cabelo como a amônia ou água oxigenada. O que ele faz é simplesmente realçar o brilho dos cabelos, reduzindo um pouco o aspecto amarelado de cabelos tingidos.

Se você já tem o cabelo naturalmente mais claro, como o meu, pode notar uma diferença na tonalidade dos fios. Eles vão ficando com mais brilho e progressivamente mais claros com o passar das lavagens. Mas repito: isso só vale para fios virgens!! Se você tem o cabelo castanho escuro, não adianta lavar os fios 3x por dia com shampoo de camomila que eles não vão ficar platinados, ok?

Como hoje em dia são raras as mulheres que deixam os fios na cor natural, muitas estão procurando produtos com extrato de camomila na tentativa de manter a tintura por mais tempo. Não posso falar de experiência própria com relação a isso, mas pelo que já li a respeito os shampoos podem sim fazer efeito.

E o tal ressecamento que todo mundo teme?

Aqui entra novamente a experiência: o chá de camomila resseca sim o cabelo, e muito! Antigamente eu passava ele no cabelo e ia pro sol pra clarear mais ainda. Ok, funcionava, tanto que meus fios eram quase platinados, mas... virava uma palha! E depois de uma única aplicação de chá, eu era obrigada a fazer umas 3 ou 4 hidratações caseiras para ter o cabelo bonito de volta. A essa altura, os fios já tinham escurecido de novo... e lá ia eu repetir todo o processo.

À medida que eu fui envelhecendo, resolvi ficar mais esperta e passei a procurar o shampoo ideal, que deixasse meus fios mais claros mas não danificasse tanto. Cheguei a experimentar praticamente todas as marcas do mercado, até que conheci a Phytoervas e nunca mais mudei. A linha de camomila da marca também tem extrato de macadâmia, que minimiza o efeito do ressecamento causado pela camomila. Na verdade, parece até que hidrata o cabelo. É uma marca muito boa que eu recomendo de olhos fechados.

Os produtos da Phytoervas não são muito baratinhos, um shampoo de 250ml custa em média R$16,00 e o condicionador, R$19,00. Eu acho que vale a pena o investimento, porque os fios ficam mais claros e hidratados. E ele não tem sal, então pode ser usado por quem faz progressiva. Eu não sei se ele é encontrado nas farmácias de todo o Brasil, mas já vi dele pra vender no Submarino! Olha a carinha dele:

Imagem: reprodução.

Vale a pena lembrar...

Se você quer clarear seus cabelos, deve estar preparada parar cuidar deles com muito amor. Produtos químicos danificam muito o cabelo, e o loiro pode virar amarelo ovo feio da noite pro dia. O mesmo vale para aquele cabelo que antes era super sedoso e do nada virou uma palha. O shampoo de camomila vai ajudar a manter a cor dos fios, mas não vai fazer milagres se você tiver cabelo tingido. Por isso, faça sempre uma boa hidratação - pode ser caseira mesmo, só não pode deixar de fazer!

Beijos!


* Eu falei da Phytoervas por ser a marca de shampoo e condicionador de camomila que uso e confio. As outras que testei danificaram tanto o meu cabelo que prefiro nem citar. Minha opinião sobre essa marca é totalmente sincera, e não estou recebendo nada deles para publicar esse post.
A Natura tinha uma linha de produtos de camomila que também era excelente, mas foi tirada de mercado. Vamos fazer campanha para ela voltar?

5 comentários:

  1. boa dica
    otima semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Cabelos Castanhos claros funciona com shampoo de camomila ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selena!
      É o seguinte... se seu cabelo for castanho claro natural, ele vai sim ficar um pouco mais claro com o shampoo de camomila - por sinal, é isso que acontece comigo. O que eu não posso afirmar com certeza que ele irá clarear se você tiver tintura.
      Lembrando: por mais que você use shampoo de camomila, seu cabelo NUNCA vai ficar loiro platinado, viu? O clareamento é bem suave...

      bjs!

      Excluir
  3. e em mercados posso achar esse shampoo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Desculpe a demora para responder, o blog anda meio parado ultimamente...
      Olha, aqui em BH eu consigo comprar em todos os mercados e farmácias, valores entre 15 e 20 reais. Não sei se no Brasil todo ele é fácil de achar assim, mas vc pode olhar no site da marca que eles informam onde comprar mais perto de vc.

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por acompanhar o blog e comentar!
Eventuais dúvidas serão respondidas aqui mesmo, ok?

*Os comentários são publicados após moderação e, por isso, podem demorar um pouco para aparecer. Não é preciso reenviar.
Comentários com convite para seguir blogs e que não possuem qualquer relação com o post são por mim classificados como "spam" e não serão aprovados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...